Manchas cutâneas


O que são hiperpigmentações ou manchas castanhas e quais as causas do seu aparecimento?

As hiperpigmentações surgem devido a uma acumulação do pigmento que dá cor à nossa pele, a melanina. São frequentes no rosto (melasma) e nas mãos, podendo também surgir devido a alterações hormonais (ex: durante a gravidez), na sequência de um traumatismo, da toma de medicamentos foto sensibilizantes ou de um processo inflamatório.
Estes tipos de manchas são mais frequentes nas mulheres de meia-idade e de pele mais morena e são um sinal do envelhecimento cutâneo. Também é comum surgirem manchas em cicatrizes, como por exemplo, as da acne.
Normalmente é depois do Verão que nos preocupamos mais com as manchas, já que o tom bronzeado da pele vai desaparecendo e as manchas resistem.
Que podemos fazer?
O cuidado básico, é usar creme diário com protecção solar. No entanto,  para eliminar estas manchas de forma eficaz, o fotorejuvenescimento poderá ser a solução mais adequada. Esta técnica é efectuada através de Luz Pulsada, de forma segura e não-invasiva, permitindo-lhe restabelecer o equilíbrio e a uniformidade da pele.